Nos últimos tempos tenho estudado muito sobre minha área de atuação. Tenho feito cursos, lido livros e assistido conteúdos que têm me inspirado muito na prática clínica, no consultório, e também em minha vida pessoal.

Dias atrás eu revi um especial da Netflix que gosto muito e quero compartilhar com você “Brené Brown: the Call to Courage” (“Brené Brown: o Chamado à Coragem”, em tradução livre).

Na verdade é uma palestra desta pesquisadora norte-americana, a Brené Brown. Os estudos dela são baseados na vergonha e ela fala muito de vulnerabilidade e coragem. Você sabia que essas duas palavras não são antônimas? Segundo Brené, elas se completam.

Gosto do jeito que ela fala sobre esses assuntos tão pouco discutidos e que muito nos machucam às vezes porque como não compartilhamos, sofremos sozinhos. Nesta palestra Brené Brown conta suas histórias e se torna vulnerável também diante de nós. E, pasmem, é isso que a torna mais forte no palco.

Bato palmas pra essa profissional. Acredito muito no que ela traz em seu trabalho e é algo que me inspira e trago para o meu trabalho também. Aposto na ideia de que se a gente se olhar mais, com um olhar de compaixão e autorrespeito, a vida fica mais leve e assim a gente pode escolher melhor.

Você também concorda que a vida é feita de escolhas?

A gente pode escolher mesmo quando acha que não tem escolha. Observe os acontecimentos da sua vida até aqui, tente pensar quais outras escolhas você tinha. Mas não é pra se lamentar, hein? É pra entender e perceber que escolhas a gente sempre tem.

Mas pra pensar nas escolhas da nossa vida, acredito que é necessário olhar pra dentro. Entender nossas vulnerabilidades, acolhê-las e ressignificá-las.

Nesta palestra a Brené Brown fala muito disso. Ela também tem um vídeo gratuito no site do TED Talks, um programa mundial de palestras de até 20 minutos. Vale a pena ver.

Vou deixar os links aqui embaixo e gostaria de saber sua opinião sobre esses vídeos.