Diferente do que comumente pensamos, saúde mental é diferente de doença mental. A saúde mental tem mais a ver com a ausência de doenças. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Vivenciam diariamente alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. Enfrentam os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

Já o trabalho é parte fundamental da vida de qualquer pessoa. Se pensarmos que passamos mais tempo no trabalho com nossos colegas e problemas profissionais do que com nossa família e amigos ou mesmo fazendo apenas aquilo que gostamos, dá pra perceber que é preciso dar total atenção à nossa vida profissional.

A boa saúde mental no trabalho, então, deveria ser uma prioridade em nossas vidas. Mas a verdade é que normalmente não é. O que é muito triste, se pensarmos nos números decepcionantes quando olhamos para esse assunto.

Segundo pesquisa da Capita, empresa de consultoria empresarial que atua na Europa, Ásia e África:

  • 79% dos funcionários relataram ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses;
  • 22% disseram sentir estresse com alta frequência ou o tempo todo;
  • 47% acham que é normal sentir stress e ansiedade no trabalho;
  • 45% consideraram deixar um emprego devido ao estresse que ele gera;
  • 53% tiveram colegas que foram forçados a desistir do trabalho devido ao estresse;
  • 49% não acham que seu líder imediato saberia o que fazer se eles conversassem com ele sobre um problema de saúde mental.

Dá pra ver que os números são chocantes, por isso precisamos cuidar de nós mesmos para termos um ambiente saudável, pois isso reflete em todas as outras áreas de nossas vidas.

Vamos entender quando precisamos nos preocupar com nossa saúde mental no trabalho? Preparei um outro texto onde explico esse assunto.